VAMOS A CASA DO SENHOR
TEMPLO LUGAR DE ORAÇÃO: Pois assim diz o Senhor: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos Is 56:7 e Mt 21:13. A oração e um dos componentes da adoração, de Gênesis a Apocalipse, vemos Deus estabelecendo seu relacionamento conosco através da oração, no Templo temos a oportunidade maravilhosa de orar a Deus em conjunto, onde as nossas orações se unem, e sobe até os céus. No Sl 141:2 vemos o clamor do salmista dizendo: "Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina." Em Ap 5:8 na visão do trono de Deus nos céus, nos e revelado que o incenso e símbolo das orações do povo de Deus, e também nos e confirmado nesse texto que as nossas orações sobem até os céus. O Senhor Jesus em Mt 18:19 diz: "Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus." Esse texto esta falando de oração coletiva, Jesus promete que se orarmos a Deus o Pai pedindo a mesma coisa, será feito! Gloria a Deus! E no Templo que vemos pessoas pedir oração, e a igreja toda orar por ela, em Tg 5:13-16 diz: Está aflito alguém entre vós? Ore. Está doente algum de vós? Chame os presbítero da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, serão perdoados. Confessai portanto os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. O povo de Deus desde os tempos antigos sempre teve o costume de se reunir no Templo para orar ao Senhor, em At 3:1 diz que Pedro e João foram ao Templo para a oração da tarde, em At 16:13 encontramos Paulo na beira de um rio, procurando um lugar de oração, ou seja um Templo, pois era o costume de Paulo estar na casa do Senhor, as escrituras sagradas nos aconselha a estar no Templo com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos Ef 6:18.
TEMPLO LUGAR DE COMUNHÃO: O texto de At 2:46,47 mostra os primeiros cristãos em comunhão, unidos e reunidos todos os dias no templo, com alegria, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo, e todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se haviam de salvar. Gloria a Deus! E no Templo que aprendemos a vivermos unidos como o corpo de Cristo, em I Co 12:12-27 diz que assim como o corpo é um, e tem muitos membros, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer não judeus, quer escravos quer livres. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. E um membro não pode dizer ao outro, não tenho necessidade de ti. os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários. Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, para que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos os membros sofre com ele, e se um membro é honrado, todos os membros se alegrem com ele. Nós somos o corpo de Cristo, e individualmente seus membros. Como vimos no texto, DEUS NÃO QUER QUE HAJA DIVISÃO NO CORPO DE CRISTO, ou seja na IGREJA. No Sl 133:1 diz: Oh! quão bom e quão agradável é que os irmãos vivam em união! E no Templo que podemos ouvir, e colocar em praticar esses grandes ensinamentos da palavra de Deus, alegrar-se com os que se alegram, ao ouvirmos testemunhos das bênçãos, dos milagres, e livramentos que Deus tem derramado na vida dos nossos irmãos, e chorar com os que choram, ao ouvirmos nossos irmãos em lagrimas, pedindo oração por um momento difícil que esta passando, pois devemos interceder a Deus pela vida deles, e procurar ajudar da melhor maneira possível Rm 12.15. E no Templo de Deus que aprendemos a levar as cargas uns dos outros, ou seja ajudar uns aos outros, como ordena a palavra do Senhor em GL 6:2.
TEMPLO LUGAR DE REVERÊNCIA: Amados, e preciso ter reverência no templo do Senhor, ou seja precisamos ter respeito quando estivermos cultuando a Deus, em Mc 11:15-17 diz que certa vez Jesus entrou no templo, e começou a expulsar as pessoas que vendiam e compravam na casa do Senhor, Jesus derrubou as mesas dos cambistas, que trocavam dinheiro, também derrubou as cadeiras dos que vendiam pombas, e Jesus não deixava ninguém atravessar o pátio do templo carregando alguma coisas, e ensinava a todos dizendo, esta escrito: a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos Is 56:7, mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões! No tempo de Jesus as pessoas estavam fazendo comercio no templo, que e um lugar de oração, de louvores, lugar de comunhão, lugar de ouvir e aprender a palavra de Deus, eu quero dizer que no nosso tempo não esta sendo diferente, pois tenho visto algumas denominações fazendo comercio dentro dos templos, com vendas de livros, cds, dvds e camisetas, já passei em frente de templos que tem até cantina no pátio, há denominações e falsos profetas que cobram para fazer orações, amados Jesus diz que o dom de Deus e gratuito, e nos ensina: "De graça recebeste de graça dai Mt 10:8" Queridos eu quero dizer mais uma vez, templo e lugar de adoração, não lugar de comercio.
Sl 89:7 Deus deve ser em extremo e tremendo na assembleia dos santos, e grandemente reverenciado por todos que o cercam.
Sl 93:5 Mui fiéis são os teus testemunhos, a santidade convém á tua casa, Senhor, para sempre.
Ec 5:1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus
Hc 2:20 Mas o senhor está no seu santo templo, cale-se diante dele toda terra.
Rm 12:1 Rogo-vos pois irmãos pela compaixão de Deus que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo santo e agradável a Deus, que e o vosso "culto racional".
I Tm 3:15 Saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade
I Co 14:40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
TEMPLO LUGAR DE CELEBRAR: Palavra que significa comemorar; festejar, o Sl 100:1-5 diz: Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. O texto diz que devemos adorar ao Senhor com grande alegria, em uma festa espiritual, e se apresentar a ele com cântico. Devemos saber que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele, somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. Devemos entrar pelas portas do Templo com ação de graças, com louvor, com gratidão e bendizendo o seu nome. Porque o Senhor é bom, e o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração. O culto e uma festa espiritual, onde o grande homenageado e Deus. Festa que não tem cânticos, música, dança, alegria, e louvores, não e festa!
CELEBRANDO COM CÂNTICOS: O SL 89:15,16 diz que feliz e o povo que adora a Deus com canções, e que vive na luz da presença de Deus! E no Templo, que a igreja de Cristo se alegra, e louva o nome do Senhor com canções, porque Deus é bondoso. Porque os feitos poderosos do Senhor nos tornam felizes, Deus tem feito coisas maravilhosas em nossas vidas, e esses são os motivos de festejarmos na presença de Deus no Templo, com cânticos, como diz o salmista no Sl 92:4. A palavra de Deus diz: Está alguém contente? Cante louvores Tg 5:13. Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor com gratidão em vossos corações Ef 5:19 e Cl 3:16. Paulo e silas depois de ter sido açoitado e preso, perto da meia-noite cantavam hinos a Deus At 16:25. Queridos! Se na prisão Paulo e Silas cantavam hinos a Deus, eu digo com toda certeza que no Templo do Senhor, eles cantavam muito mais ainda, em Mt 26:30 mostra Jesus e seus discípulos cantando canções de Louvor a Deus, Jesus também cantava no Templo, como já comentei neste artigo, ele tinha o costume de estar na casa de Deus.
Nota: ADUFE era um instrumento de percussão, como o pandeiro e o tamborim, que no século XXI, ou seja, em nosso tempo, e representado pela bateria. CÍMBALOS são pratos musicais feitos de metal, também são instrumentos de percussão, hoje os címbalos são usados na bateria convencional como ximbal "pratos sobrepostos" e pratos de vários timbres e formas. HARPA é o instrumento de corda mais antigo relatado na biblia Gn 4:21. SALTÉRIO também era um instrumento de corda, assim como o ALAÚDE, hoje na casa do Senhor, os instrumentos de corda, são representado pelo violão, guitarra e contra-baixo. FLAUTA é um instrumento musical de sopro, também com um relato bíblico bem antigo em Gn 4:21, uns dos instrumentos que a representa hoje no Templo, e o saxofone.
CELEBRANDO COM DANÇA: No Salmo 149:1,3 e 150:1,4 na bíblia NTLH, podemos compreender melhor, o mandamento do Senhor para celebrarmos a Deus com danças no Templo, onde nos mostra que a dança no Templo, e uma forma de louvor a Deus, o texto diz: "Louvem o Senhor com danças." no Sl 9:1,2 Davi diz: Eu te louvarei Senhor de todo o meu coração, contarei todas as tuas maravilhas, em ti me alegrarei e saltarei de prazer, cantarei louvores ao teu nome ó altíssimo. Aleluia! Davi esta dizendo nesse texto, que na presença de Deus, da vontade de pular de tanta alegria, louvando a Deus com todo o coração pelas maravilhas que Deus tem feito. Em At 3:1-9 diz que havia um homem a porta do Templo, que desde o seu nascimento não podia andar, e estava ali pedindo esmolas aos que por ele passava, Pedro e João foram ao Templo para oração da tarde, o coxo os vendo, pediu esmolas a eles, então Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que eu tenho, isso te dou, em nome de Jesus Cristo! Levanta-te e anda! E logo os seus pés e tornozelos se firmaram, e saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no Templo, andando e saltando, e louvando a Deus, que fez um grande milagre em sua vida. Gloria a Deus! E tremendo a história desse homem, que não andava desde o seu nascimento, e Jesus lhe deu a oportunidade de andar, pular, e louvar a Deus na casa do Senhor! Pular de alegria na presença de Deus, e uma forma de celebrar a Deus com danças, hoje em nosso tempo, também temos o ministério de dança, ou grupo de coreografia, onde tudo e feito para a gloria de Deus I Co 10:31. Lembre-se! Louvar o Senhor no Templo com danças, e mandamento de Deus!
CELEBRANDO COM ALEGRIA: O SL 95:1,2 Diz: Vinde, cantemos ao Senhor! Cantemos com júbilo a rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. A palavra do Senhor nesse texto, nos convida a adorarmos a Deus com júbilo, ou seja, com alegria! Estar na casa de Deus deve ser motivo de grande alegria, pois ele e a rocha da nossa salvação. No Templo, temos a oportunidade de nos apresentarmos diante da presença de Deus com louvores, e celebrar ao Senhor com alegria. O Sl 22:3 diz que Deus e santo e habita entre os louvores do seu povo. Culto sem alegria fica parecendo um velório, devemos expressar a nossa alegria no culto a Deus, o Sl 47:1 diz: Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo. O Sl 97:12 diz: Alegrai-vos ó justos no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome. O Sl 100:1 diz: Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. O Sl 126:3 diz: Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. O Sl 66:1 diz: Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras. O Sl 33:1 diz: Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Que nos dias de culto no Templo, nós possamos dizer: Estou alegre, porque hoje vou à casa do Senhor!
CELEBRANDO COM LOUVORES: A base para este artigo, foi o livro de Salmos, do hebraico "Tehillim" que significa louvores. A palavra "louvor" significa elogio, na bíblia encontramos palavras como bendizer, dar graças, essas palavras são expressões de louvor, mas a quem devemos louvar? a palavra do Senhor responde! O Sl 135:1-3 diz: Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor, vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus. Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque ele é bondoso. O Sl 134:1,2 diz: bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor. Erguei as mãos para o santuário, e bendizei ao Senhor. Agora que já conhecemos o mandamento de Deus, devemos celebrar a ele com louvores. No Sl 34:1 o salmista diz: Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Quando a igreja se reúne no Templo, deve estar louvando a Deus em todo tempo, na oração, nos cânticos, ao ouvir testemunhos das bênçãos que Deus tem derramado, no momento da mensagem da palavra de Deus, devemos dar Gloria ao nosso Deus, bendizendo ao seu santo nome, dando graças por tudo que ele tem feito em nossas vidas. O Sl 148:12,13 diz: louvem o Senhor, jovens e moças, velhos e crianças! Que todos louvem a Deus o Senhor!