quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


A TRIUNIDADE DIVINA É UM MITO?



A doutrina da Triunidade Divina é um dos assuntos Bíblicos mais comentados da internet, alguns estão postando artigos mentirosos, dizendo que não passa de um mito, ou seja, algo que não existe, mas que se supõe ser real. Alguns dizem que Jesus não é divino, outros não aceitam o Espírito Santo como um ser pessoal divino. Querido leitor, eu quero te dizer que essas pessoas erram, por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus Mt 22:29. O tema “Trindade” há séculos é muito falado, muito ensinado, e também muito questionado. Mas neste artigo, eu vou mostrar e explicar que não se trata de um mito, como algumas pessoas estão dizendo, eu vou provar a luz da palavra de Deus que a “TRIUNIDADE DIVINA” é um fato verdadeiro revelado nas Escrituras Sagradas!     
E ainda que a palavra “TRIUNIDADE” não apareça nas escrituras sagradas, é utilizada para podermos entender, que há um único Deus, que subsiste eternamente em três pessoas distintas, que não se confunde, sendo que o “Pai” é uma pessoa, o “Filho” é outra pessoa, e o “Espírito Santo” também é outra pessoa, e todos eles tem igualmente os mesmo atributos divinos, tais como: Eternidade, Onisciência, Onipresença e Onipotência, e também todos eles possuem a mesma natureza, que é divina. Pegue a sua Bíblia! E confira todos os textos! 

O 1º passo para explicar a Triunidade Divina, e provar que Deus, subsiste em três pessoas distintas que não se confunde. Os textos abaixo citam o Pai, o Filho e o Espírito Santo de forma distinta: 

No Evangelho de Mateus, diz que Jesus foi até João junto do Jordão, para ser batizado por ele. E sendo "JESUS" batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o "ESPÍRITO DE DEUS", ou seja, o Espírito Santo, descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que "UMA VOZ DOS CÉUS" que é Deus o Pai, dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo 3:13-17.
Em Mt 22:41-45, Jesus diz aos fariseus que Davi "EM ESPÍRITO", ou seja, pelo Espírito Santo, chama Cristo de Senhor. Davi diz: Disse "O SENHOR" O Pai, ao "MEU SENHOR" O filho. Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Confira também esses textos de Mt 12:18; 12:28; 12:32.

No evangelho de Marcos, também está registrado o batismo de Jesus Mc 1:8-12. E a passagem de Mc 12:35-37, já comentado nesse artigo.

No Evangelho de Lucas está escrito, que o anjo Gabriel disse a Maria que ela teria um filho, e o seu nome deveria se chamar "JESUS", ele seria chamado de filho do Altíssimo; e o Senhor "DEUS", lhe daria o trono de Davi. O anjo continuou dizendo a Maria: Descerá sobre ti o "ESPÍRITO SANTO", e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também "O SANTO", que de ti há de nascer, será chamado "FILHO DE DEUS" Lc 1:26-35.
Em Lc 2:25-30, diz que havia um homem chamado Simeão; e este homem era justo e temente a "DEUS", o "ESPÍRITO SANTO" revelou, que ele não morreria antes de ter visto o "CRISTO DO SENHOR". No templo trouxeram a ele o menino "JESUS", ele o tomou em seus braços, louvou a "DEUS", e disse: Agora, SENHOR, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação.
Confira também esses textos de Lc 3:22; Lc 4:18,19; Lc 10:21; Lc 11:13; Lc 12:10. 

No evangelho de João, "JESUS" diz aos seus discípulos: Eu rogarei ao "PAI", e ele vos dará "OUTRO CONSOLADOR", para que fique convosco para sempre. "O ESPÍRITO DA VERDADE", que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o "ESPÍRITO SANTO", que o "PAI" enviará em "MEU NOME", esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 14:16,17,26.
Em Jo 16:13-15, "JESUS" continua dizendo: Quando vier aquele "ESPÍRITO DA VERDADE", ele vos guiará em toda a verdade. Tudo quanto "O PAI" tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 
Confira também esses textos de Jo 3:5; Jo 1:29-34; Jo 15:26; Jo 16:13,15. 

No livro de Atos dos 
Apóstolos, também encontramos muitas referências das três pessoas da divindade. Em At 1:4,5, o escritor Lucas relata, que "JESUS" antes de ir para o céu, estando com os seus discípulos, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do "PAI". Pois eles seriam batizados no "ESPÍRITO SANTO".
Em At 2:32,33, no dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar, depois do cumprimento da promessa. Pedro levantou a sua voz, diante da multidão que estava em Jerusalém e disse: "DEUS" ressuscitou "JESUS", e todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do "PAI" a promessa do "ESPÍRITO SANTO", derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Confira também esses textos: At 1:7,8; At 5:30-32; At 7:55; At 10:38; At 15:7,8; At 20:21-23; At 28:23,25.

Nas cartas do Apostolo Paulo, 
também encontramos varias referências das três pessoas da divindade, de forma distinta. Paulo escrevendo a igreja de Roma, diz que o amor de "DEUS" está derramado em nossos corações pelo "ESPÍRITO SANTO" que nos foi dado. Porque "CRISTO", estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios Rm 5:5,6.
Em I Co 12:3-6 Paulo diz a Igreja de Corinto, que eles deveriam compreender, que ninguém que fala pelo "ESPÍRITO" de "DEUS" diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que "JESUS É O SENHOR", senão pelo "ESPÍRITO SANTO". Porque há diversidade de dons, mas "O ESPÍRITO" é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas "O SENHOR" é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo "DEUS" que opera tudo em todos.
Confira também esses textos: Rm 1:4; Rm 8:16,17; Rm 15:8,13; Rm 15:16; 
Rm 15:19; Rm 15:30;  I Co 2:2,7,13;  I Co 6:11;  I Co 13:14 ; II Co 13:13; Ef 1:13,17; 
Ef 3:5,6; Ef 4:21,24,30; Ef 4:3-7; I Ts 1:3,5; I Ts 4:8,14; II Tm 1:2,14; Tt 3:4-6.

No livro de Hebreus o escritor diz que, toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é "DEUS". Mas "CRISTO, como "FILHO", sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o "ESPÍRITO SANTO": Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações Hb 3:4-8.
Em Hb 10:10,12,15 diz que temos sido santificados pela oblação do corpo de "JESUS CRISTO", feita uma vez. Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de "DEUS", esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. E também o "ESPÍRITO SANTO" testifica sobre isso.
Confira também esses textos: Hb 2:4,9; Hb 6:1,4; Hb 9:14.  

O Apóstolo Pedro, escrevendo ao povo de Deus, que estava espalhado nas províncias do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Diz que eles foram eleitos segundo a presciência de "DEUS PAI", em santificação do "ESPÍRITO", para a obediência e aspersão do sangue de "JESUS CRISTO". Pedro diz ainda, que pelo "ESPÍRITO SANTO" enviado do céu, foi que os mensageiros pregaram o evangelho; para as quais coisas, os anjos desejam bem atentar I Pe 1:2,12. Confira também esses textos: I Pe 4:14; II Pe 1:16,17,21.

Em  I Jo 3:21-24, diz que se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com "DEUS". E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, que e crer no nome de seu "FILHO JESUS CRISTO", e amarmos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo "ESPÍRITO" que nos tem dado.
Em Jd 1:20,21 Está escrito: Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no "ESPÍRITO SANTO". Conservai-vos a vós mesmos no amor de "DEUS", esperando a misericórdia de nosso Senhor "JESUS CRISTO" para a vida eterna.
Em Ap 1:9,10 Diz: Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de "JESUS CRISTO", estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de "DEUS", e pelo testemunho de "JESUS CRISTO". Fui arrebatado no "ESPÍRITO" no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. 

O 2º passo para explicar a Triunidade Divina, e provar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo tem a mesma natureza que é DIVINA. E também têm os mesmos atributos divinos tais como: Eternidade, Onisciência, Onipresença e Onipotência.

DEUS, O PAI: O Apostolo Paulo em sua saudação aos irmãos de Roma diz: Graça e paz da parte de "DEUS NOSSO PAI" Rm 1:7. 
Em I Pe 1:3, o Apostolo Pedro diz: Bendito seja o "DEUS E PAI" de nosso Senhor Jesus Cristo. Confira também na sua Bíblia esses textos: Jo 6:27; II Co 1:2;  Ef 4:6. 
A Bíblia afirma que o Pai é divino, isto é, ele é Deus! Por isso devemos crer! 
Vejamos agora alguns dos atributos divinos do Pai, tais como: ETERNIDADE! Na oração de Moisés ele diz: Senhor! De eternidade e eternidade, tu és Deus Sl 90:1-2.
ONISCIÊNCIA! O texto de Jr 17:10, diz que, Deus esquadrinha nossa mente. 
ONIPRESENÇA! O texto de Jr 23:24 diz que, ninguém pode se esconder de Deus, pois ele está em toda parte, no céu e na terra. ONIPOTÊNCIA! Em Mt 19:26, diz que, para Deus tudo é possível.
Das três pessoas da Triunidade Divina, o Pai é o mais aceito como Deus, por varias religiões espalhadas pelo mundo. Mas ainda tem pessoas que não acredita. Alguns dizem que Deus não existe, por não poder vê-lo, outros dizem que ele foi inventado pelos judeus, outros não acreditam no Pai como pessoa, e ainda dizem que ele é só um mero poder. Querido leitor! Eu acabei de provar que o Pai, é um ser pessoal de natureza divina! E o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem indesculpáveis Rm 1:19-20. 
  
DEUS, O FILHO: Em Jo 1:1,14 João cheio do Espirito Santo diz: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o "O VERBO ERA DEUS". E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Quem e o verbo, que se tornou um ser humano e morou aqui na terra? Eu só conheço um! Jesus Cristo! 
Em Jo 20:24-29 diz que, Tomé, um dos doze discípulos, por não ter visto Jesus 
ressuscitado, disse que de maneira nenhuma acreditaria. Mas quando Tomé viu e ouviu Jesus falando com ele, disse-lhe: Senhor meu, e "DEUS MEU"! E disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Em Rm 9:5, o Apostolo Paulo chama Jesus de "DEUS BENDITO". Ele também diz que
Jesus é o "GRANDE DEUS" Tt 2:13. Paulo afirma que "EM JESUS CRISTO HABITA TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE" Cl 2:9. 
O Apostolo Pedro, também reconheceu a divindade de Cristo dizendo "NOSSO DEUS"
e Salvador Jesus II Pe 1:1. 
Vejamos agora alguns dos atributos divinos do Filho tais como: ETERNIDADE! O texto de Cl 1:17 diz que Jesus, já existia antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Em Hb 13:8 diz que Jesus Cristo, é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. ONISCIÊNCIA! O texto de Mc 2:8, nos mostra que Jesus, conhece todas as coisas, até mesmo os nossos pensamentos. ONIPRESENÇA! Jesus diz que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ele vai estar presente no meio deles Mt 18:20. ONIPOTÊNCIA! E disse Jesus: É me dado todo o poder, no céu e na terra Mt 28:18. Esse texto prova que Jesus pode fazer qualquer coisa. Querido leitor, todos esses textos aqui apresentados, provam com clareza, que Jesus, o Filho é Deus!

DEUS, O ESPÍRITO SANTO: Em At 5:3,4, Pedro pergunta a Ananias: Por que você mentiu para o Espírito Santo? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Nesse texto Pedro chama o Espírito Santo de Deus! Por isso que em Mt 12:31,32 diz que não podemos blasfemar contra o Espírito Santo pois ele é Deus! 
Vejamos agora alguns dos atributos divinos do Espírito Santo tais como:
ETERNIDADE! O Espírito Santo é chamado de Espírito eterno, ou seja, sempre existiu Hb 9:14. ONISCIÊNCIA! O texto mostra que o Espírito Santo conhece todas as coisas, até mesmo os planos mais profundo de Deus I Co 2:10-11. ONIPRESENÇA! O salmista diz, aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Esse texto nos mostra que o Espírito Santo pode está presente em todos os lugares Sl 139:7. ONIPOTÊNCIA! O anjo disse a José para não ter medo de receber Maria como sua esposa, pois ela estava grávida pelo poder do Espírito Santo. Esse texto nos mostra que o Espírito Santo tem poder para fazer qualquer coisa Mt 1:20. Muitas pessoas ainda não acreditam no Espírito Santo, porque erroneamente dizem que ele e somente uma força vinda de Deus o Pai. Eu já mostrei no inicio desse artigo, o Pai, o Filho e o Espírito Santo de forma distinta, de maneira inconfundível, agora vou mostrar as características pessoais do Espírito Santo, tais como: INTELIGÊNCIA! O Espírito Santo e capaz de entender, raciocinar e interpreta Ne 9:20 Is 11:2. SENSIBILIDADE! O Espírito Santo é capaz de sentir as mais variadas emoções Ef 4:30 I Ts 1:6. VONTADE! O Espírito Santo é capaz de fazer escolhas e tomar decisões livremente I Co 12:11 At 16:6,7. O Espírito Santo FALA! I Tm 4:1. O Espírito Santo ENSINA! Jo 14:25,26. O Espírito Santo CONSTITUI! At 20:28. O Espírito Santo INTERCEDE! Rm 8:26. O Espírito Santo CONVENCE! Jo 16:7,8. O Espírito Santo CONFORTA! At 9:31. O Espírito Santo INSPIRA! II Pe 1:21. O Espírito Santo TESTIFICA! Jo 15:26. O Espírito Santo ORDENA! At 13:2. Com todos esses textos, está mais do que provado que o  Espírito Santo é um ser pessoal de Natureza divina, ele é Deus!
O 3º passo para explicar a Triunidade Divina, e provar que há somente um único Deus.

HÁ UM ÚNICO DEUS! Já mostrei neste artigo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são três pessoas distintas que não se confunde, e todos eles têm igualmente a mesma natureza que e divina, sendo que todos tem os mesmos atributos. Agora eu preciso dizer a você querido leitor, que não podemos confundir as três pessoas da divindade com três Deuses, as escrituras nos mostram tanto no Velho quanto no Novo testamento, que há somente um único Deus! Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor Dt 6:4 Mc 12:28. Deus e um só ser, esse e o ensino revelado em toda a escritura sagrada. E que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro I Rs 8;60; Is 44:6-8; 45:5,6 I Tm 2:5; Rm 3:30; Tg 2:19. É preciso saber diferenciar dois tipos de unidade, encontrados na bíblia: unidade absoluta e unidade composta. Por exemplo: Em Mt 9:9 Jesus viu um homem chamado Mateus e disse: Segue-me, e ele levantando-se o seguiu. A expressão "um homem", traz a ideia de unidade absoluta, porque se refere a uma só pessoa. Mas quando lemos em Gn 22:4 que o homem e a mulher serão "uma só carne", essa é a unidade composta, visto que se refere à união de duas pessoas. Para entendermos melhor, a unidade da Triunidade Divina, vou usar uma dinâmica chamada: Matemática da unidade composta. Vou explicar! (esposo + esposa = um) Mc 10:8, (Cristo + igreja = um) Cl 1:24, (Jesus + o Pai = um) Jo 10:30. (O Pai + O Filho + O Espírito Santo = um). Porque Deus e igual a um! Rm 3:30;  Rm 16:27; I Co 8:6. A unidade composta de Deus, não desfaz a sua individualidade. Porém todas as ações das três pessoas da Triunidade Divina são compartilhadas em total harmonia, pois agem unidas em um mesmo proposito. Essa unidade nos ensina, que devemos ser unidos como igreja, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Porque há um só corpo, "A IGREJA" e um só Espírito, "O ESPÍRITO SANTO" como também fomos chamados em uma só esperança, pois há um só Senhor, "JESUS CRISTO" uma só fé, um só batismo, um só Deus e "PAI DE TODOS", o qual é sobre todos, e por todos Ef 4:3-6.      

Quero concluir esse estudo, dizendo que para provar a Triunidade Divina, você precisa começar pelo Novo Testamento. Porque no Antigo Testamento, de forma inquestionável enfatiza um Deus único. Alguns têm questionado, porque no tempo do Antigo Testamento, não contém uma revelação clara da existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como é encontrado no Novo Testamento. Em At 1:7 diz que, não nos pertence saber os tempos, ou as estações, que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Em Ec 3:1 diz que, tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Se no Novo Testamento, encontramos a revelação da Triunidade Divina, de forma mais clara, é porque Deus determinou, que esse seria o tempo certo! O Pai nos fez conhecer o Filho Jo 1:14, o Filho nos fez conhecer o Pai Jo 14:7, e hoje, conhecemos intimamente o Espírito Santo, que o Pai nos enviou em nome do seu Filho, para continuar nos guiando em toda a verdade Jo 14:26; 16:13. Querido leitor, agora você está pronto para entender as poucas referências que temos da Triunidade Divina no Antigo Testamento. Confira os textos!
Em Gn 1:26 Quando Deus diz de forma plural "FAÇAMOS" o homem à "NOSSA" imagem, conforme a "NOSSA" semelhança. Fica claro que Deus e um ser composto por mais de uma pessoa, pois o contexto bíblico da criação, nos mostra que no princípio criou "DEUS" o Pai, o céu e a terra Gn 1:1, no princípio o "VERBO' o Filho, estava com Deus, e o Verbo era Deus Jo 1:1. E o "ESPÍRITO" de Deus se movia sobre a face das águas Gn 1:2. Esses textos, também provam a Triunidade Divina!
Agora você já sabe, quando um texto mostrar Deus, falando de si mesmo no plural, e porque está havendo um dialogo divino entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Confira esses textos! Gn 3:22; Gn 11:7; Is 6:8; Sl 110:1. Quero terminar esse estudo, com o texto de Is 43:10-11, que diz: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador".