MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
VERDADE BÍBLICA: no que diz respeito a morte e ressurreição de Jesus, muitas pessoas erram, porque se esquecem que nas escrituras se conta o tempo de uma forma diferente, em Gn 1:5 diz: "E Deus chamou á luz Dia; e as trevas chamou noite. E foi tarde e manhã: o dia primeiro", o texto e bem claro, o dia bíblico e de pôr-do-sol ao pôr-do-sol, Deus diz nesse texto que primeiro vem a tarde(noite) e depois a manhã(dia), na Bíblia a noite começa quando o sol se põe, nesse momento começa um novo dia, na semana da morte de Jesus teve dois Sábados, o pascoal na Quinta-Feira, e o Sábado dia do Senhor no sétimo dia, em Lv 23:32 Deus diz: "duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Sábado", lembre-se desse texto, o nosso Deus determina onde o dia começa e acaba, de pôr-do-sol a pôr-do-sol, esse e o dia bíblico, e não de meia-noite a meia-noite, como muitos dizem, sobre a morte e ressurreição de Jesus, muitas pessoas também erram, porque se esquecem que o Senhor Jesus determinou o tempo de permanência na sepultura, o texto de Mt 12:40 diz: "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra", segundo Jesus ele passaria três dias e três noites no seio da terra, ou seja na sepultura, amados! três dias e três noites como já mostrei nesse artigo, e o mesmo que três dias completos, pois se um dia e formado por tarde e manhã, sendo que primeiro vem a noite e depois vem o dia Gn 1:5, então três dias completos e formado por três tardes e três manhãs, ou seja três dias e três noites, veja esse texto de Mt 20:17-19 onde Jesus chamou à parte os doze discípulos e lhes disse: "Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará", nesse texto fala também do tempo de permanência de Jesus na sepultura que seria de três dias, em Jo 2:19,21 Jesus disse: "Derrubarei este santuário, e em três dias o levantarei. Mas ele falava do santuário do seu corpo", amados! sabendo essas verdades bíblicas vamos em frente!
O DIA DA MORTE DE JESUS: ocorreu na Quarta-Feira, dia 14 de Abibe, data em que o cordeiro pascoal tinha que ser sacrificado, João declara que esse dia era a preparação da páscoa Jo 19:14. Amados e um erro achar que o dia da preparação era somente na Sexta-Feira, o dia anterior ao Sábado Pascoal também era chamado dia da preparação, que na semana da morte de Jesus caiu na Quarta-Feira. Vamos aos fatos: Cedo, de manhã, Jesus foi levado da casa de Caifás para a audiência com Pilatos, antes passou pelo julgamento formal diante do Sinédrio. Pilatos enviou Jesus a Herodes. Herodes enviou Jesus novamente a Pilatos, que soltou a Barrabás Mt. 27:15,16,26. Jesus é coroado, espancado e forçado a levar a cruz até o monte do Gólgota, onde é crucificado entre dois ladrões (Mt. 27:27-38), e desde a hora sexta (meio-dia) até a hora nona (três horas após meio-dia) houve trevas. Houve um grande terremoto e o véu do templo se rasgou em duas partes (Mt. 27:45,51). À hora nona Jesus expirou, e caindo a tarde, José de Arimatéia foi até Pilatos para pedir o corpo de Jesus. A seguir, com Nicodemos, prepararam o corpo para o sepultamento (Mt. 27:57-60; Jo. 19:38-42), e o sepultaram num sepulcro novo, ao pôr-do-sol. A partir daqui começam "os três dias e três noites", que são três dias! Vejamos esse tempo se cumprir na sepultura de Jesus.
JESUS NA SEPULTURA: passou as noites de Quarta para Quinta; de Quinta para Sexta e de Sexta para o Sábado, somando três noites; passou os dias de: Quinta, Sexta e Sábado, somando ao todo três dias e três noites, que são três dias completos, em Mt 27:62-66 diz que no dia seguinte, "QUINTA PASCOAL 15 DE ABIBE", era o "Grande Sábado Cerimonial" Jo 19:31, isto é, o dia depois da preparação da Páscoa jo 19:14, onde reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, e lhe pediram que mandasse, o sepulcro ser guardado com segurança até o terceiro dia, tendo em vista que eles não acreditavam na ressurreição de Jesus, e segundo eles os discípulos, poderiam furtar o corpo de Jesus e dizer ao povo: Ressuscitou dos mortos; então disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai-o seguro, como entendeis. foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda. Em Mc 16:1 diz que passado o Sábado(pascoal), Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo, em Lc 23:54-56 diz que esse era o dia da preparação, nesse texto já esta falando da Sexta-Feira, ia começar o Sábado dia do Senhor, que sempre e no sétimo dia da semana, então as mulheres voltaram e prepararam especiarias e ungüentos, e no Sábado repousaram, conforme o mandamento Ex 20:8-11.
Nota: O escritor Marcos cita as mulheres comprando as especiarias e ungüentos DEPOIS DO SÁBADO, enquanto o escritor Lucas diz que foi ANTES DO SÁBADO, como explicar? os textos parecem entrar em contradição, mas as escrituras não se contradizem, Marcos esta falando do Sábado pascoal que caiu na Quinta-Feira, e Lucas esta falando do Sábado Sétimo Dia. vamos ver agora o dia da ressurreição de Jesus.
O DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS: foi no Sábado ao por-do-sol, quando então se completaria os três dias completos que Jesus falou que passaria na sepultura, o texto de MT 28:1-9 diz que no fim do Sábado "por-do-sol", quando já despontava ou seja, quando chegava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro, houve um grande terremoto, pois o anjo do Senhor desceu do céu e tirou a pedra e estava sentado sobre ela, os guardas com medo, ficaram como mortos, mas o anjo disse às mulheres: eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado, não está aqui, porque já ressuscitou, como ele disse, então as mulheres com temor e grande alegria, correram para anunciar aos discípulos, no caminho Jesus lhes veio ao encontro, e elas abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. Amados a verdade desses textos, e que no primeiro dia da semana, Jesus somente apareceu as mulheres, e não ressuscitou nesse dia como muitos dizem, tanto que o anjo disse a elas "NÃO ESTA AQUI, JÁ RESSUSCITOU", o escritor Marcos em Mc 16:6, Lucas em Lc 24:6, e João em Jo 20:1 também confirmam que a pedra já tinha sido retirada, e Jesus não estava mais no sepulcro, pois já tinha sido ressuscitado no Sábado Mt 28:1.
Nota: os defensores da ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana, se baseiam no texto de Mc. 16:9 que diz: "E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena", veja esse texto no original grego (εκεί Ιησούς είχε αυξηθεί νωρίς την πρώτη ημέρα της εβδομάδας εμφανίστηκε πρώτα στη Μαρία Μαγδαληνή), perceba que a bíblia no original grego, quando foi escrita, não tinha as divisões de capítulos e versículos, como tem agora, e não tinha pontuação, sendo assim, a vírgula que aparece logo após a palavra "semana" não foi colocada por Marcos, porém quando a pontuação entrou em vigor, foi colocada de acordo com o pensamento errado da ressurreição no primeiro dia da semana, como já mostrei neste artigo, os quatro evangelhos mostram que no primeiro dia da semana, Jesus apareceu a Maria madalena, esse texto não esta se referindo à ressurreição nesse dia, pois o próprio escritor Marcos, relata o anjo dizer as mulheres "não esta aqui, já ressuscitou", usando o contexto, a forma correta do texto de Mc 16:9 e dizer: "E Jesus, tendo ressuscitado", pois Jesus ressuscitou no Sábado Mt 28:1, pelo contexto se entende que: "na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena".
A HARMONIA DOS EVANGELHOS: como já comentei, há textos sobre a morte e ressurreição de Jesus, que aparentemente se contradizem, porém um estudo cuidadoso das escrituras, nos ajuda a entender a grande verdade bíblica, quando comparados uns com os outros, a causa verdadeira aparece Ec 7:27. Vejamos outra passagem bíblica que se entende de forma errada, esta em LC 24:13-46 onde relata que no mesmo dia, ou seja no primeiro dia da semana, dois discípulos seguiam no caminho de uma aldeia chamada Emaús, Jesus se aproximou, e ia caminhando com eles mas eles não o reconheceram, então lhes perguntou sobre o que eles estavam conversando, um deles chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Jesus lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus o nazareno, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Nesse pequeno resumo já se percebi uma aparente contradição, pois os dois discípulos, pensavam que o primeiro dia da semana era o terceiro dia de todos os ultimos acontecimentos, sendo que já era o quarto dia desde a morte de Jesus, muitos erram por não examinar cuidadosamente essa passagem, pois o contexto revela que os dois discípulos estavam com os olhos como que fechados, sendo que nem mesmo reconheceram Jesus, estavam duvidosos não acreditando nem mesmo que Jesus havia ressuscitado, então Jesus lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes em tudo o que os profetas disseram! Jesus chamou os dois discípulos de loucos, por não crê nas profecias que foram anunciadas desde os tempos antigos. Sobre a sua morte e ressurreição, em Is 53:1-12 o profeta Isaías profetisou todo sofrimento que Jesus passou, até a sua morte e sepultamento o texto de Is 53:9 diz "E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca", em Sl 16:10 o profeta Davi diz: "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção, em At 2:31,32 Pedro aplicou esse texto a ressurreição de Jesus. Como eu disse os dois discípulos estavam confusos, não estavam acreditando nas palavras dos profetas, e nas palavras de Jesus, que antes da sua morte disse em Mt 12:40 "assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra" como já comentei, Jesus disse que passaria três dias na sepultura, as escrituras mostram que o terceiro dia desde a morte de Jesus e o Sábado, dia da sua ressurreição Mt 28:1, os dois discípulos só entenderam essa verdade depois que Jesus lhes explicou tudo nas escrituras, e estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou, e os seus olhos foram abertos, e o reconheceram, nisto Jesus desapareceu de diante deles! Queridos esse artigo mostra a grande verdade sobre o dia da morte e ressurreição de Jesus, que Deus abençoe grandemente a todos, em nome de Jesus! aquele que vive e reina eternamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário